Atividades


2014 / 2015



Caros Membros da Comunidade Educativa,

A Direção do Agrupamento vem por este meio informar que no próximo dia 4 de junho de 2015, (quinta-feira) vai decorrer a Festa de Encerramento do ano letivo de 2014/2015, denominada "Os sons do Passos 2015 - O encontro da música com a comunidade educativa", para tal todos estão convidados a participar nesta festa que se pretende de toda a Comunidade.
De assinalar que estão previstas diversas atividades a decorrer a partir das 16 horas até às 22 horas.
A Direção do Agrupamento, a Comissão Organizadora e os Parceiros solicitam a vossa melhor atenção para esta situação bem como a vossa presença.
Muito obrigado.
Com os melhores cumprimentos,
João Paulo Leonardo

AGRUPAMENTO BAIXA-CHIADO - BOLETIM DE ATIVIDADES Nº 3




AGRUPAMENTO BAIXA-CHIADO - BOLETIM DE ATIVIDADES Nº 2




Ano letivo 2013/2014

Projeto “A Manta” - Oficina + Português

 Chegámos ao final do nosso projeto “A Manta”, com a elaboração de um belíssimo trabalho de parceria e partilha.



Esta última fase passou por uma sessão de “Histórias da Manta”, em que os adultos que participaram na execução do retalho para a criação da manta, puderam partilhar a sua experiência. 

 
 

As Mantas ficarão em exposição em cada escola do 1ºciclo.

Mais uma vez aproveito para agradecer a todos os envolvidos (alunos, familiares dos alunos, professores, auxiliares), pois sem a Vossa colaboração não teria sido possível a execução do mesmo.

O meu mais profundo, honesto e sincero MUITO OBRIGADA.


Adriana Miranda


“Trabalhar em equipa não significa que todos tenham que fazer tudo,
mas sim ter a consciência do todo e do papel de cada um neste todo.”

Daniel Godri Junior




Arraial - Festa de encerramento do ano letivo


Não faltem!


Exposição das AEC




Projecto “Pilhão vai à Escola”

A nossa escola é um Ecoparceiro da Ecopilhas.

Nas últimas semanas, conseguimos recolher vários “pilhões”completamente cheios de pilhas e baterias usadas.

Os nossos agradecimentos a todos os alunos e respetivas famílias que colaboraram nesta recolha.

Visite o site http://pilhaoescola.ecopilhas.pt e saiba mais sobre este projeto.

 



Exposição das Mantas de Histórias




Já estiveram expostas na Escola Passos Manuel
...



e no Museu da Cidade.



Projeto “A Manta” – Oficina + Português


Encontra-se em fase de finalização a 2ª etapa do projecto “A Manta” iniciado no 2º período.

Os alunos têm entregado e apresentado nas aulas, os retalhos elaborados com os adultos, para construção da manta, bem como os textos que irão compor o “livro de retalhos”.


Desde já, agradeço a todos os que se têm envolvido, pois os retalhos e textos apresentados, são deveras lindíssimos e extraordinários. Parabéns a todos.

  

Para além disso, os professores titulares também têm realizado atividades extra relacionadas com o projeto. Desde a elaboração de desenhos com retalhos para inventar histórias, como a criação em papel da “Manta da Turma”, com os retalhos apresentados pelos colegas.

   

Em algumas turmas, alguns adultos ofereceram-se para coser os retalhos, sendo possível visualizar o efeito final da manta. Nas restantes turmas a professora coadjuvante realizou este trabalho, tendo em conta os retalhos apresentados.

No próximo período proceder-se-á à fase 3 e 4 do projeto com as exposições e partilha de trabalhos.

Agradeço a todos o trabalho e empenho, pois graças a vós este projeto aprofundou-se e alastrou-se para além do que era esperado.


“Todos são peças importantes no trabalho em equipa, cada um representa uma pequena parcela do resultado final, quando um falha, todos se devem unir, para a sua reconstrução.”

Salvador Faria


(Texto da Professora Adriana)



Exposição ‘Marta & José’ no Camões, IP

26.02.2014

São desenhos, pinturas, colagens, bonecos, maquetas e montagens. Foram feitos por alunos das Escolas EB1 São José e Luísa Ducla Soares. E podem ser vistos nas instalações do Camões, IP, no nº 3 da rua Rodrigues Sampaio, em Lisboa, entre 25 de fevereiro e 11 de março.

As obras dos jovens artistas estão integradas na exposição ‘Marta & José,’ uma iniciativa da Plataforma LX, que convida o público a percorrer as ruas de São José e Santa Marta, em Lisboa, e «descobrir o que têm de tão especial as lojas e as paredes deste bairro» de Lisboa.

Com efeito, obras criadas pelos alunos das escolas do 1º ciclo do ensino básico São José e Luísa Ducla Soares «saem à rua e ocupam as montras das lojas e as fachadas de alguns edifícios devolutos da zona» em cerca de 60 locais, afirmam os organizadores.

A Plataforma LX é uma iniciativa da Vertigo – Associação Cultural, apoiada e financiada pelo programa BIP/ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, que tem como principal objetivo a melhoria da vida do Bairro da Zona de Intervenção Prioritária de São José/Santa Marta.

Através da criação, produção e promoção de atividades de âmbito cultural destinadas à comunidade, aquela plataforma em linha pretende dar um contributo à «aquisição e sensibilização de novos públicos» para a arte contemporânea, nas suas diferentes manifestações.

Ao acolher a exposição, o Camões, IP, dá sequência  à parceria celebrada com a Plataforma LX, que prevê a participação deste instituto público em atividades viradas para a comunidade do bairro de Lisboa em que está sedeado.


EXPOSIÇÃO ‘MARTA & JOSÉ’
24 DE FEVEREIRO – 11 DE MARÇO
MONTRAS DE SÃO JOSÉ & SANTA MARTA

 A Plataforma LX convida-o a vir percorrer as ruas de São José e Santa Marta e descobrir o que têm de tão especial as lojas e as paredes deste bairro. As obras criadas pelos alunos das Escolas EB1 São José e Luísa Ducla Soares saem à rua e ocupam as montras das lojas e as fachadas de alguns edifícios devolutos da zona, bem como o espaço do Camões – Instituto da Cooperação de da Língua, na Rua Rodrigues Sampaio, 3. Esta exposição é um circuito pelas ruas deste bairro que pode ser visitada a qualquer hora do dia, durante duas semanas.

Projeto financiado por – Programa BIP / ZIP da Câmara Municipal de Lisboa | Apoio - Agrupamento Vertical de Escolas da Baixa-Chiado,
Comércio Tradicional de São José e Santa Marta | Parceria - Camões - Instituto da Cooperação e da Línga, I.P., Junta de Freguesia de Santo António, Dress for Success


A Plataforma LX é uma iniciativa da Vertigo – Associação Cultural, apoiada pelo programa BIP / ZIP da Câmara Municipal de Lisboa, que tem como principal objectivo a melhoria da vida do Bairro da Zona de Intervenção Prioritária de São José / Santa Marta (eixo), através da criação, produção e promoção de atividades de âmbito cultural destinadas à comunidade, que contribua para aquisição e sensibilização de novos públicos e uma aproximação da mesma à Arte Contemporânea, nas suas diferentes manifestações.

www.plataformalx.pt




Quantas histórias cabem no som?


A turma C do 2ºano participou com muito interesse nas tarefas realizadas no atelier "Quantas Histórias cabem no som?" que se realizou na Cinemateca Júnior no dia 21 de janeiro.





Início do projeto de coadjuvação de Português “A Manta”

Através da Ação “Aprender Mais” do PPA, com a atividade “Oficina Mais - Português”, a professora coadjuvante, Adriana Miranda, propôs aos docentes, das escolas do 1ºciclo, do Agrupamento de Escolas da Baixa-Chiado, o projeto intitulado “A Manta”.

Este projeto visa promover o trabalho colaborativo no agrupamento, envolvendo as comunidades educativas, criando novas formas de participação e contribuir para o desenvolvimento nos alunos, das capacidades de saber ouvir, saber observar, saber ler e saber escrever.

Para além disto, é uma atividade que pretende aproximar gerações (avós/pais/netos/etc.), através da leitura, escrita e expressão plástica.

Deste modo, a professora coadjuvante foi às sala de algumas turmas e leu o livro “A manta – uma história aos quadradinhos de tecido”, de Isabel Minhós Martins e Yara Kono.


Após a leitura, a docente convidou os alunos a escolherem um livro sobre contos tradicionais e a lerem-no com os seus avós, pais, ou outro adulto. Depois deverão selecionar a parte da obra de que mais gostarem para a representarem num retalho de tecido, usando variados materiais.

Os alunos gostaram imenso da obra e puderam perceber que, mesmo que alguém que nos é muito querido tenha desaparecido, temos sempre presente tudo aquilo que essa pessoa nos deixou e jamais a esqueceremos.






Ano letivo 2012/2013


Arraial 2013


A festa de final de ano letivo realizou-se no dia 14 de junho.

Mais uma vez, o recinto do recreio da Escola S. José encheu-se de pessoas e de muita animação.


Algumas fotos das apresentações das turmas


 
 


 
 

 
 



 
 











Viagem de finalistas do 4.º H

Partimos na manhã do dia 8 de junho para o Campo Aventura Radical, em Coruche, com muita espetativa!
Finalmente tinha chegado o grande dia! A viagem decorreu sem incidentes e apesar de parecer longa (para quem estava enjoado...) durou apenas 1 hora.
A aventura começou assim que chegamos ao campo... primeiro foi a agitação de conhecer o espaço e saber onde iríamos dormir, depois foi o nervosismo de esperar pela sua vez para fazer «slide»!
O tempo não ajudou e acabamos por nunca utilizar a piscina... mas as restantes atividades compensaram!
Fizemos escalada, rappel, gincana temática, tiro ao alvo, jogamos matraquilhos, andamos de moto4 e de cart a pedais, fizemos «tererés» e pulseiras, pintura faciais... ufa!
Os monitores eram todos muito simpáticos e super divertidos! Não houve um momento de aborrecimento!
E a comida... uma delicia!A cozinheira fez uma «sopa de pizza» deliciosa! (A professora disse-nos que era sopa de feijão verde com segurelha mas nós não acreditamos... sabia mesmo a pizza!)
No regresso houve uma «pequenina» confusão com o horário da nossa camioneta. mas tudo se resolveu e chegamos sãos e salvos a casa.
Obrigado a todos os que ajudaram a realizar esta nossa viagem!
 
 





Viagem de finalistas do 4.º G

Os alunos do 4.º G estiveram no Campo de Férias do Cadaval.

Esta atividade, que se realizou nos dias 10, 11 e 12 de junho, foi organizada em estreita colaboração com os Encarregados de Educação da turma (a angariação de fundos pelos EE iniciou-se logo no 1º ano) e apoiada pela Junta de Freguesia de S. José que cedeu o transporte.

O programa da visita incluiu a realização de várias atividades culturais, ambientais e  lúdico-desportivas dinamizadas pelos monitores do campo: visita ao Castelo Medieval de Óbidos, jogos de educação ambiental, jogos de pontaria (com arco e zarabatana), escalada noturna (em parede artificial), Caça ao Tesouro, futebol, natação, música, dança… 

Ao longo de três dias e de duas noites, os participantes viveram momentos inesquecíveis em que o convívio, a descoberta e o contacto com a Natureza foram constantes.










Desenhar a Natureza à volta da Escola



 
Numa tarde de primavera, aproveitámos o espaço relvado à volta do Jardim de Infância para desenhar a "realidade".

Muito concentradas, as crianças desenharam as flores (papoilas, margaridas, agapantos...) e a árvore (pimenteira bastarda).

Mas primeiro foi preciso limpar o terreno, pois alguns donos de cães "esquecem" que o jardim é utilizado por crianças.

Talvez uns caixotes de lixo e uns saquinhos de plástico para o efeito, ajudassem...

 03/06/2013
 


Fomos passar uma manhã no jardim do Torel.

Cada criança levou a sua placa de madeira, uma folha A4 e lápis para desenhar as árvores do jardim (plátanos, palmeiras e pinheiros).

Ainda houve tempo para um lanchinho e para fazer "exercício" nos equipamentos de manutenção física que a Câmara lá colocou.

30/5/2013




Festa dos Finalistas do “Programa de Apoio à Natação Curricular”

No dia 30 de maio, durante amanhã, os alunos do 4.º ano participaram com grande satisfação em atividades ao ar livre e em atividades aquáticas dinamizadas pela equipa do “Programa de Apoio à Natação Curricular” que se realizaram na Piscina do Rego.




Peddy Paper no Passos Manuel

Esta atividade, realizada no dia 24 de abril no âmbito do Projeto “Passo pr'ó Passos” teve como objetivo de dar a conhecer, aos alunos do 4º ano, os serviços da Escola Passos Manuel.

Os alunos ficaram a conhecer os diferentes espaços da escola e puderam passar a idealizar, de uma forma mais informada, a sua transição para o 5.º ano.



Exposição “Lisboa Story Center”

Como o objetivo de sensibilizar os alunos do 4.º ano para aspetos da História da Cidade de Lisboa e, simultaneamente, comemorar os anos da filha, os pais de uma aluna organizaram a visita da turma à Exposição multimédia “Lisboa Story Center - Memórias da Cidade”.

Esta visita, que se realizou no dia 13 de maio, constitui uma viagem no tempo para a descoberta das memórias de Lisboa, desde a sua fundação até dias de hoje, permitiu que os alunos consolidassem alguns aspetos relacionados com temas abordados na área de Estudo do Meio (Povos que habitaram a Península Ibérica, Descobrimentos Portugueses, Terramoto de 1755…).

Esta visita, que se revelou muitíssimo interessante, integrou ainda um ateliê de construção de Origamis (a caravela e os corvos de Lisboa).



Festival Indie Junior no Cinema S. Jorge

No dia 22 de abril, todos os alunos da escola participaram no Festival Indie Júnior e assistiram à exibição de uma seleção de filmes de animação. No final, as crianças escolheram os seus filmes preferidos. 



Concerto no Teatro Nacional de S. Carlos

Os alunos das turmas do 1.º B e 4.º G deslocaram-se ao Teatro Nacional de S. Carlos, nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2013, para  assistir a um concerto para crianças interpretado pela Orquestra Sinfónica Portuguesa

Benjamin Britten – “O Guia dos JovensPara a Orquestra,” Op.34  

Além de terem tido a oportunidade de apreciar o concerto instalados nos seus camarotes, os alunos aprenderam a identificar os naipes de uma orquestra:

Cordas - Violinos, Violetas, Violoncelos, Contrabaixos...

Madeiras - Flautas, Oboés, Clarinetes, Fagotes...

Metais - Trompetes, Trompas, Trombones, Tubas...

Percussão - Tímpanos, Pratos, Caixa, Xilofone...



Ida ao Teatro Nacional D. Maria II

No dia 14 de fevereiro de 2013, os alunos das turmas 3.º F, 4.º G e 4.º H tiveram oportunidade de assistir à peça de teatro “Os segredos da Arca de Trancoso.

No final, conversaram com o encenador e atores da peça.
Os alunos gostaram bastante da peça.
Eis o desenho de algumas das suas personagens preferidas.

(Desenho: Vinícius)

(Desenho: Pedro F.)
(Desenho: Beatriz G.)
(Desenho: Sofia)
Festa de Carnaval

No dia 8 de Fevereiro, pelas 10 horas, realizou-se mais um desfile de Carnaval que contou com a participação de alguns utentes do Centro de Dia Laura Alves.


 



Ao som do trompete, cantámos uma nova versão da marchinha de carnaval brasileira "Cidade Maravilhosa":

Escola maravilhosa,

Coração de S. José!                                  

Escola dos azulejos,

Venham ver que linda é!

Escola maravilhosa,

Coração de S. José!                                  

Escola dos azulejos,

Venham ver que linda é!

 

Jardim florido de amor e saudade

Escola que a todos seduz,  

Futuro nos cubra de felicidade,

Ninho de sonho e de luz.






Foi uma grande animação!

Trajeto do Desfile: Saída da Escola, Jardim do Torel, Calçada do Moinho de Vento, Rua do Passadiço, descida até à Rua de S. Marta, Avenida da Liberdade, Rua das Pretas, Rua do Telhal e regresso à Escola.



Raízes da Música

No dia 5 de fevereiro, as crianças do JI de S.José deslocaram-se à Biblioteca Municipal de São Lázaro para participar no ateliê "Raízes da Música", dinamizado pela professora Marta Lourenço.





Entre outras coisas, aprenderam a reproduzir através da expressão plástica as emoções e sensações transmitidas pelo "Inverno" de Vivaldi.

Comportaram-se maravilhosamente, durante uma hora, participando e dando sugestões.

A música opera milagres!




Festa de Natal

A festa de Natal  realizou-se no dia 14 de dezembro no Ateneu Comercial de Lisboa.

Teve início às 10 h e contou com atuações natalícias de todas as turmas.

Todos os pais/encarregados de educação foram convidados a assistir à nossa festa.






Ano letivo 2012/2012

Arraial 2012
 
 
 
Como já é tradição na nossa escola, no dia 15 de junho de 2012, último dia de aulas do 3.º período, realizou-se mais um arraial no pátio da escola com a participação de toda a comunidade educativa.
 
 
 
Os preparativos
 
 

Atuações das turmas


 


 

   
 
 
 
Comes e bebes... e muito convívio
 
 
 


Um momento especial: "Silêncio vai-se tocar o fado"...



Em breve serão disponibilizados mais vídeos relativos a este momento musical...


Outras atuações


 

 


Uma aula diferente

 

    No dia 8 de Junho de 2012, a mãe do Benjamim do 1.º A
    veio dar uma aula
de ioga à turma.

    Aprendemos a respirar, a relaxar...
    mas a parte que foi mesmo mais divertida
    foi quando imitámos monstros!








XXX Jogos Olímpicos de Verão

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Lisboa realizou no dia 7 de Junho, na Quinta das Conchas, a Festa de Encerramento do Ano Letivo 2011/2012.

Este ano o tema da festa foi subordinada à temática dos Jogos Olímpicos, como forma de assinalar os XXX Jogos Olímpicos de verão que irão decorrer na cidade de Londres.




Educação Física no Pré-Escolar

Ficam aqui algumas fotografias das experiências de desenvolvimento da motricidade com fitas.

Bonito de se ver e divertido de se fazer!

 
 
   



 Encontro com Luísa Ducla Soares




No dia 15 de Maio de 2012, o 1.º A, o 2.º C e o 2.º D foram conhecer a autora de histórias, lengalengas e poesias de que tanto gostam: Luísa Ducla Soares.
O 1º A apresentou a sua versão da lengalenga "Que está?" e o 2º D cantou "Anjos de Pijama".
Fizeram-se mais perguntas à autora e ouviu-se falar de um fantasma que gosta muito de ouvir histórias...




Visita ao Jardim Botânico


No dia 9 de Maio, o 1.ºA e o 2.º D foram ao Jardim Botânico
De manhã tiveram a oportunidade de conhecer as "Plantas +" e à tarde, o Borboletário.
É claro que, pelo meio, tiveram direito a brincadeiras ao ar livre e até se descobriram verdadeiros detetives da natureza!

   
 



Visita ao Museu das Comunicações



 

 

No dia 2 de Maio de 2012, o 1.º A foi espreitar a exposição sobre a evolução dos telefones e até construiu um telefone quase à sério, com materiais de desperdício.

Vocês sabiam que o telefone com teclas foi inventado porque havia uma telefonista que era muito "cusca"?

 


 

Lanche / Convívio (Páscoa)
 
No dia 23 de março de 2012, último dia de aulas do 2.º período, realizou-se um lanche/convívio no pátio da escola
para o qual foi convidada toda a comunidade educativa.
 
 
 
 

Conversas de Gente Grande
 
 
Sessões promovidas em parceria com a Junta de Freguesia de S. José
dinamizadas pelo Psicológico Nuno Almeida e Sousa
 
 
 "Os trabalhos para casa na relação pais-filhos"
Dia 15 de março, às 17:30
 
 
"Conversas de gente grande / formas de educar os nossos filhos"
Dia 17 de novembro, às 17:30
 
 
 
 

Concurso de Leitura
 
 
 

Para comemorar a Semana da Leitura, os alunos dos 3º e 4º Anos participaram num Concurso de Leitura inserido no Projeto do Agrupamento "Ler & Companhia".

 

No dia 25 de Março, os representantes de cada turma, reuniram-se no Auditório da Escola Sede do Agrupamento e declamaram o poema "Romance Ingénuo de duas Linhas Paralelas" de José Fanha.

 
 
 

 
 
 
 

Este é o nosso Bairro!

 
 
 

Realizou-se mais uma atividade no âmbito do Projeto da C.M.L. "Este é o nosso Bairro!"

Desta vez, os alunos de várias turmas foram conhecer o Arquivo fotográfico de Lisboa.

 Saber mais


 

Dia Mundial da Floresta

No dia 21 de Março, para celebrar a chegada da primavera e a comemoração do Dia Mundial da floresta, plantámos duas árvores na horta da nossa escola.

 

Saber mais

 

 

 

Desfile carnavalesco

No dia 4 de Março, organizámos um desfile de Carnaval na nossa escola.

Todos mascarados e cantando com muita animação, passámos pelo Jardim do Torel e pelo jardim do Campo Santana.

 

 Saber mais

 

 

 
 
 
 
Natação Curricular
 
 
 
Ao longo do ano, irão realizar-se actividades de natação no âmbito do Programa de apoio à natação Curricular.
 
 
Saber mais
 

 
 

Escola & Família

Valorizar Saberes e Competências

Realização de atividades nas turmas que visam a participação das famílias na vida escolar e optimizar a comunicação entre os diversos agentes da comunidade escolar e a comunidade educativa mais alargada.

Consultar projeto