AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PASSOS MANUEL EBS PASSOS MANUEL Sede do agrupamento. EB1 / JI GAIVOTAS EB1 / JI LUÍSA DUCLA SOARES EB1 / JI MARIA BARROSO EB1 / JI PADRE ABEL VARZIM EB1 / JI SÃO JOSÉ
SOBRE AS NOSSAS ESCOLAS

O Agrupamento de Escolas Passos Manuel é constituído por seis estabelecimentos: cinco Escolas do 1.º Ciclo com Jardim de Infância (Gaivotas, Luísa Ducla Soares, Maria Barroso, Padre Abel Varzim e S. José) e uma Escola com 2.º e 3.º Ciclos e Secundário (EBS Passos Manuel). Venha conhecer-nos!

Comunidade Educativa

ÚLTIMAS NOTÍCIAS, PRÓXIMOS EVENTOS E INFORMAÇÕES ÚTEIS PARA TODA A COMUNIDADE EDUCATIVA
MANUAIS ESCOLARES 2022/23
PERFIL DO ALUNO DO SÉC. XXI

O Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, homologado pelo Despacho n.º 6478/2017, 26 de julho, afirma-se como referencial para as decisões a adotar por decisores e atores educativos ao nível dos estabelecimentos de educação e ensino e dos organismos responsáveis pelas políticas educativas, constitui-se como matriz comum para todas as escolas e ofertas educativas no âmbito da escolaridade obrigatória, designadamente ao nível curricular, no planeamento, na realização e na avaliação interna e externa do ensino e da aprendizagem. Leia aqui.

INOVAR CONSULTA
PORTAL SIGE
LISTA DE MANUAIS ESCOLARES - 2022/23

Direitos e Deveres
do Aluno

Estatuto do Aluno

Regulamento Interno

LISTA DE MANUAIS ESCOLARES - 2023/24
PROGRAMAS
Aprendizagens Essenciais

As Aprendizagens Essenciais são documentos de orientação curricular base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, e visam promover o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Aceda aqui.

INOVAR CONSULTA
PORTAL SIGE
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Português Língua não Materna (PLNM)

DGE – Português Língua Não Materna

Recursos variados (informações, legislação,  orientações curriculares, documentos de apoio…)

ACM – Português para Todos (PPT) na internet

Plataforma eletrónica de Recursos Pedagógicos PPT, destinada a apoiar o ensino da língua portuguesa aos estrangeiros

ACM – Serviço de Tradução Telefónica

Serviço de Tradução Telefónica (STT) para ajudar a ultrapassar a barreira da língua. Este serviço já foi utilizado com muito êxito no Agrupamento.

PLNM – Projeto ILTEC

Estratégias e materiais de ensino-aprendizagem para alunos PLNM

INVESTIGAÇÃO EDUCACIONAL
Projeto CLAVE (ISCTE-IUL)

Relatório do Estudo “O desenvolvimento social dos valores humanos na infância e na adolescência” que contou com a participação de alunos e encarregados de educação do nosso Agrupamento.

CONCURSOS
Contratação de Pessoal Docente - Ano letivo 2019/2020

Lista ordenada – horário 16 – Grupo de Recrutamento 100 – Educação Pré-Escolar

Lista ordenada – horário 34 – Grupo de Recrutamento 400 – Disciplina História

Lista ordenada – horário 33 – Grupo de Recrutamento 430 – Disciplina Sociologia e TCAT

Lista ordenada – horário 39 – Grupo de Recrutamento 600 – Disciplina de Artes Visuais

Lista ordenada – horário 54 – Grupo de Recrutamento 420 – Disciplina de Geografia

Lista ordenada – horário 61 – Grupo de Recrutamento 600 – Disciplina de Artes Visuais

FORMAÇÃO
Oferta de Formação: Centro de Formação Calvet de Magalhães

Os Centros de Formação de Associação de Escolas foram instituídos em 1993, ao abrigo do Decreto-Lei nº 249/92, de 09 de Novembro. Perante a liberdade de as escolas se associarem para candidatura à criação de Centros de Formação, surgiu, na Zona Ocidental da cidade de Lisboa, o entendimento de associação entre um grupo de 13 escolas básicas e secundárias e da sua organização em torno da perspectiva de concretização do projecto de criação de um centro de formação para pessoal docente e apoio técnico e pedagógico às escolas envolvidas. Aceda aqui ao Centro de Formação Calvet de Magalhães.

CONCURSOS
Aviso de abertura do procedimento concursal de regularização extraordinária de vínculos precários destinado a Técnicos Superiores.

Aceda aqui para saber mais…

FORMAÇÃO
Oferta de Formação: Centro de Formação Calvet de Magalhães

Os Centros de Formação de Associação de Escolas foram instituídos em 1993, ao abrigo do Decreto-Lei nº 249/92, de 09 de novembro. Perante a liberdade de as escolas se associarem para candidatura à criação de Centros de Formação, surgiu, na Zona Ocidental da cidade de Lisboa, o entendimento de associação entre um grupo de 13 escolas básicas e secundárias. Esta associação organizou-se em torno da perspetiva de concretização do projecto de criação de um centro de formação para pessoal docente, bem como de apoio técnico e pedagógico às escolas envolvidas. Aceda aqui ao Centro de Formação Calvet de Magalhães.

ALPA
Núcleo dos Antigos Alunos do Liceu Passos Manuel

O Núcleo dos Antigos Alunos do Liceu Passos Manuel, associação fundada em 1963, é uma instituição com fins sociais, culturais e filantrópicos que tem desenvolvido e adquirido competências no domínio do desporto, designadamente na modalidade de Andebol, ao longo dos últimos 50 anos.
Aceda aqui à página oficial do ALPA.